E-COMMERCE

5 estratégias infalíveis para alavancar 

as vendas da sua loja virtual

5 estratégias infalíveis para alavancar as vendas da sua loja virtual

Segundo especialistas, a pandemia acelerou o mercado digital em 10 anos e os empreendedores que não se adaptarem a essa nova realidade poderão ter fechar as portas em até  um ano.

Por Agalves

18/03/2021 – 16h50

 

Atualizado há 37 minutos

Todo lojista no mundo físico busca formas de ampliar o “movimento” dentro da sua loja, principalmente nos datas comemorativas. No e-commerce, o tráfego assume esse papel de “movimento” que uma loja precisa ter, ou seja, a quantidade de pessoas que chegam ao empreendimento online.


Afinal de contas, com mais acessos, mais pessoas entram em contato com a marca, conhecendo os seus produtos e, naturalmente, realizam mais compras.


O principal pesadelo dos empreendedores digitais é quando o tráfego, ou seja, as visitas ao seu site, não começam a aparecer. Se não há tráfego, não há conversão de clientes; e, sem a conversão de clientes, não há lucro.


Pensando nisso, separamos 5 estratégias infalíveis para gerar tráfego e fazer sua loja online decolar. Confira!

1. SEO

seo-banner

O tráfego orgânico, que é aquele originado dos mecanismos de busca (Google, Bing, etc), é muito importante para o sucesso de sua loja online.

 

Para melhorar seu posicionamento nos mecanismos de busca, é preciso entender sobre as práticas de SEO (Search Engine Optimization).

 

O SEO nada mais é que um conjunto de técnicas de otimização para sites, blogs e páginas na web. Essas otimizações visam alcançar bons rankings orgânicos, gerando tráfego e autoridade para um site ou blog.

 

Por isso, preocupe-se sempre com a velocidade do seu site (um dos principais critérios de bom desempenho em SEO), além de buscar implementar estratégias de link building, inserção de tags e fazer o trabalho com palavras-chave.

 

2. Invista em tráfego pago

marketing digital

Você está insatisfeito com os resultados da sua loja virtual? Se a sua resposta foi sim, está na hora de conhecer o poder dos anúncios patrocinados.


E porque eu preciso pagar se a rede social é gratuita? 


Atualmente, o alcance de um post no Facebook/Instagram está limitado 6% das pessoas que seguem a sua página.


Pouco não é mesmo? Agora você deve estar começando a entender o motivo do seu post não conseguir contabilizar pelo menos vinte curtidas mesmo tendo mais de mil seguidores.


Quando você passa de um usuário comum para um usuário pagante você tem acesso a todo o potencial da plataforma, podendo atingir novos públicos e transformá-los em clientes.


É totalmente possível transformar seu investimento em um retorno financeiro 10 vezes maior aplicando as estratégias de marketing digital apropriadas para o nicho do seu negócio.


Mas lembre-se, para gerar resultados reais é preciso contar com a ajuda de um gestor de tráfego (profissionais especializados nas ferramentas de marketing digital), para fazer com que seus esforços e investimentos sejam aplicados da melhor forma e no menor custo.

3. Conteúdo relevante redes sociais

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Uma importante estratégia no e-commerce é criar conteúdo relevante, que possui relação com o segmento do seu negócio, gerando valor para o usuário e autoridade para a sua marca.

 

Assim você cria um relacionamento diferente com o consumidor, e não apenas a tradicional relação comercial.

 

As redes sociais, Facebook e Instagram, são ótimas para disseminar conteúdo e interagir com seu público, seja por meio de textos, fotos ou vídeos.

 

É nessas plataformas que você também tem a oportunidade de responder dúvidas, críticas e sugestões. Se o seu conteúdo for criativo e impressionar, ele com certeza será curtido e compartilhado.

 

O gestor de tráfego citato no item anterior também poderá te ajudar a encontrar mais pessoas em potencial para consumir o seu conteúdo e transformá-las em clientes.

4. Utilize e-mail marketing

email-marketing

O e-mail marketing contribui muito para atrair mais público para o e-commerce, principalmente por meio da divulgação de bons descontos e conteúdos.

 

No entanto, para que o disparo seja totalmente efetivo, você deve direcionar os e-mails às pessoas que estão realmente interessadas nos produtos da sua loja virtual.

 

Para isso, elabore uma lista qualificada de contatos. Para coletar esses dados, invista em formulários e pop-ups no site, bem como em uma ferramenta de CRM capaz de registrar os dados dos clientes frequentes.

 

Assim, é mais fácil disparar e-mails contendo lançamentos, brindes e ofertas que atendem a essa base que já comprou ou deseja comprar da sua marca.

5. Comparadores de preço

É inegável que os consumidores estão cada vez mais exigentes na hora de comprar online.

 

Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) indicou que 97% dos consumidores buscam informações na internet antes de comprar, principalmente quando se trata de eletrodomésticos (59%), celulares e smartphones (57%) e eletrônicos (50%).

 

Os usuários comparam ofertas, opções de frete, meios de pagamento e, principalmente, o preço. Portanto, não se esqueça de cadastrar sua loja virtual nos sites comparadores de preços como Buscapé, Bondfaro e Zoom.

 

Os comparadores conseguem gerar uma grande quantidade relevante de tráfego, principalmente quando você tem um preço mais competitivo ou oferece benefícios diferentes de seus concorrentes.

5. Conclusão

Por fim, saiba que em um cenário de ampla concorrência e clientes cada vez mais exigentes, abusar da criatividade e manter uma estratégia multicanal é indispensável para atrair e fidelizar mais pessoas!

 

 

Tenha sempre uma mente aberta para testar novas ideias, assim você sempre estará um passo a frente do seu concorrente. 

 

 

Coloque em prática as ideias citadas neste artigo, principalmente os anúncios patrocinados por terem o retorno mais rápido. 

 

Se gostou deste artigo e ficou curioso pra saber melhor como é o trabalho de um gestor de tráfego clica no botão abaixo para entrar em contato com um e tirar todas as suas dúvidas. 

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